Iniciativa Pioneira de Agricultura une MAIDOT e Terra Verde

A colaboração entre a MAIDOT e a Terra Verde – Associação de Produtores Agrícolas dos Açores, marcou um novo capítulo no avanço da agricultura nos Açores com uma reunião estratégica ocorrida a 26 de março. Este encontro destacou-se pela sua importância na integração da Associação numa nova rede de monitorização e avisos agrícolas, uma iniciativa fomentada pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural no contexto do PRR.

Pedro Lima, CEO da MAIDOT, liderou a discussão, acompanhado por Sónia Nicolau da TerraConsultores e pelos especialistas fitossanitários Professores Dr. António Mexia e David Horta Lopes. Do lado da Associação, Manuel Ledo, Carolina Pontes e André Oliveira, presidiram a sessão, enfatizando o compromisso da Associação com inovações que beneficiem a produção agrícola e a proteção ambiental.

Os esforços da Associação nos próximos dois anos serão focados em análises detalhadas e observações de campo. Estas observações terão como objetivo o registo precoce de sinais relacionados a uma variedade de pragas, incluindo míldio, traça da batateira, mosca do mediterrâneo, cochonilhas, moscas brancas e a lagarta dos rebentos. Serão implementados estudos específicos nas parcelas cultivadas com batateira e macieira, visando uma compreensão aprofundada da incidência destas pragas. Para tal, serão instalados vários postos de observação biológica estrategicamente localizados nas áreas de cultivo dessas culturas. Estas medidas são fundamentais para mitigar o impacto das pragas e assegurar a saúde e a produtividade das plantações.

Esta parceria promete fortalecer a agricultura açoriana, aplicando tecnologia de ponta para melhorar a qualidade dos produtos locais e assegurar a proteção das culturas contra ameaças externas.

Outras notícias

Translate Content