Realizámos recentemente uma operação conjunta na Ilha Terceira para a recolha de observações em todos os Pontos de Observação Biológica (POB), marcando também o primeiro teste em campo da nossa nova APP para registo de dados. Esta aplicação inovadora foi desenvolvida para facilitar o trabalho das equipas no terreno, permitindo um registo rápido e eficiente das observações através da leitura de códigos QR instalados em cada armadilha.
Com este sistema, as equipas conseguem associar imediatamente os dados recolhidos a cada POB, garantindo precisão e agilidade na monitorização das pragas e condições das culturas. Este primeiro teste foi um enorme sucesso, demonstrando o potencial da APP para transformar a forma como realizamos a monitorização agrícola e apoiando a tomada de decisões mais informadas e eficientes, com um registo muito mais fácil e rápido.
Com estes testes em campo, estima-se que a poupança de tempo efetiva comparativamente ao método tradicional de registo em papel seguido do envio dos dados por email, ronde os 70% a 80%, refletindo uma significativa economia de tempo nesses processos.
A recolha conjunta e o uso da APP reforçam o nosso compromisso em modernizar e otimizar os processos no terreno, trazendo mais inovação e sustentabilidade à agricultura dos Açores.